Penso que tem algumas imprecisões (embora eu não seja uma mestra de chá, sou aprendiza).
Chegou à Europa no séc. XVI, trazido por holandeses e portugueses. Foi introduzido na Ingl
... [Voir tous]Penso que tem algumas imprecisões (embora eu não seja uma mestra de chá, sou aprendiza).
Chegou à Europa no séc. XVI, trazido por holandeses e portugueses. Foi introduzido na Inglaterra por Catarina de Bragança, mulher de Carlos II. Quando refere diversos tipos de chá mete ginseng (que é uma raíz que não tem nada a ver com o chá) e Sencha que desconheço o que é. Moçambique foi também um grande produtor de chá (as plantações estão hoje bastante degradadas), mas por exemplo os chás Licungo e Namúli eram moçambicanos) e foram uma das causas da ruína das plantações de chá açorianas, devido ao proteccionismo decretado por Salazar ao chá moçambicano. Que eu saiba houve outro padre jesuíta que não o da Cruz, que trouxe o chá para a Europa... A referência a Macau como o principal porto português não é correcta. Houve outros tão ou mais importantes, nomedamente Goa.
É falso que o chá dos Açores tenha vindo de Macau. Quando a família real portuguesa foi para o Brasil o príncipe D. João tinha levado algumas plantas de chá, a ver se conseguia cultivá-las lá. Não deu e ele mandou-as plantar em diversos pontos do território português e daí é que vieram as primeiras plantas para os Açores, a nível de plantas de jardins. E foi em 1878 que a Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense mandou vir dois chineses de Macau (Lau.a.Teng e Lau-a-Pan) que vieram ensinar os açorianos a produzir e cultivar chá.
Até meados do século XX havia cerca de 14 plantações de chá em S. Miguel, Restam actualmente duas: Gorreana, com produção ininterrupta desde 1880 até hoje e dentro da mesma família e uma pequena plantação - chá Porto Formoso - recuperada há 10 ou 12 anos após 20 anos ao abandono. Fiz isto de memória, e pode haver algumas imprecisões também da minha parte.
[Couper]